Sandra Faraj Cavalcante ( Deputada Distrital)

Categoria: deputados, deputados

Sandra Faraj nasceu no dia 12 de fevereiro de 1975, em Brasília. Caçula de sete irmãos, Sandra vem de uma família árabe, que chegou ao Brasil há mais de 47 anos.

É casada e formada em Administração com Especialização em Comércio Exterior e Finanças pelo Instituto IBMEC. Sempre com espírito empreendedor, assumiu a coordenação da Rede de Homens e Mulheres de Negócios – uma rede de empresários do DF, que promove reuniões e palestras mensais, a fim de orientá-los e instruí-los para o mundo dos negócios.

Há mais de dez anos, amadrinhou um projeto social e o batizou com o nome de “Sim para Família” (SPF), que nasceu com objetivo de contribuir para a redução das desigualdades e atuar em prol do desenvolvimento da família.

Para realização de suas atividades, o Sim para Família conta com o apoio de mais de 400 voluntários. São médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, advogados, estudantes universitários, entre outros profissionais que se dedicam e investem na melhoria das condições de vida de centenas de famílias. O projeto já atendeu mais de 20 mil famílias no DF.

Além disso, o SPF atua no auxílio e encaminhamento de dependentes químicos para clínicas de recuperação. As famílias dos dependentes, também recebem apoio espiritual e psicológico.

No ano de 2010 iniciou sua atuação na esfera política concorrendo à vaga para Câmara Legislativa do DF onde recebeu 11.091 votos. Não assumiu por uma questão de quoeficiente eleitoral, o que não a impediu de dar continuidade a luta em defesa dos direitos e princípios da família.

Em 2011, saiu do campo privado e foi nomeada para ocupar o cargo de Subsecretária de Articulação Política da Secretaria de Estado do Entorno, em seguida assumiu a Subsecretaria de Apoio à Realização de Eventos do GDF e logo depois assumiu a Administração Regional do Lago Norte, bairro pertencente à Região Administrativa XVIII do Distrito Federal.

Em 2013, foi convidada a assumir uma cadeira no Clube das Soroptimistas, entidade sem fins lucrativos reconhecida pela Organização das Nações Unidades (ONU), que administra vários programas internacionais a fim de trazer oportunidades a outras mulheres, oferecendo-lhes os recursos que necessitam para melhorar a sua educação, competência e perspectiva de qualificação e emprego.

Pela relevância dos trabalhos executados também recebeu do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a medalha – “Mérito Bombeiro Militar Dom Pedro II”, no Grau Oficial.  A Ordem do Mérito Bombeiro Militar foi instituída no dia 8 de dezembro de 2003 e destina-se a agraciar os bombeiros militares e cidadãos que tenham prestado notáveis serviços à Corporação, ao Distrito Federal e ao País.

Este ano, recebeu o prêmio Top DF de Responsabilidade Social, pelo importante trabalho desenvolvido junto ao projeto Sim para Família.

Nas últimas eleições concorreu novamente à Câmara Legislativa do DF e foi eleita com 20.269, sendo então a mulher mais votada, ocupando a sétima posição.